Graffiti e Street Art

(As diferenças do Graffiti e Street Art)

Uma discussão: Sobre o conceito e não apenas a estética do Graffiti e Street Art.eagvead

 

O Graffiti e Street Art são freqüentemente confundidos um com o outro. Ambos são movimentos artísticos subversivos onde o trabalho é exibido em paredes no espaço público, em vez de uma galeria ou espaço interno. Tanto o Graffiti e Street Art estão intimamente relacionados a movimentos de arte contemporânea, no entanto, eles se diferem em termos de história, intenção, técnica, função, material e público.

A principal diferença entre o Graffiti e Street Art é a intenção. O escritor de graffiti não está tão interessado no público em geral compreender a sua “obra de arte” ou seu “ato vandal”. Na maioria dos casos o mais importante é próprio ato de fazer, ele faz por instinto próprio, algo que vem desde a pré-história em que o ser humano habitava cavernas e já tinha a necessidade de escrever nas paredes. O escritor de graffiti faz por amor ao ato do Graffiti de usar o espaço público e por toda a ideologia que o Graffiti carrega consigo.

No caso de alguns estilos de Graffiti que tem como base as letras e escrita como “Wild style” e “Throw-up” muitas vezes apenas outros escritores de graffiti podem entender ou decifrar o que está escrito. E até mesmo apreciar o estilo da letra, técnica, paleta de cores ou espaço que a pintura foi realizada se é de difícil acesso ou grande movimentação de pessoas. Todo esse universo peculiar ou essas ”coisas” fazem parte do Graffiti que de certa forma tem seu próprio publico como maior parte da função e intenção.

O Graffiti tem regras, materiais específicos , códigos, segredos, gírias, nomes, grupos, técnicas, uma longa história e um estilo que é facilmente reconhecível. Street Art, por outro lado não tem regras e não tem uma história longa igual a do Graffiti.

Street Art se difere principalmente por sua intenção e sua história têm evoluído de forma diferente e por diferentes razões. Até mesmo o material que são dos mais diversos exemplo como pincel, rolinho, stencil, azulejo, papel, projetor, computador, lápis, marcador, adesivo tudo isso faz parte do material do artista urbano no caso aqui que realiza a intervenção intitulada como Street Art. Já em termos de Graffiti quase sempre todo material é composto apenas por spray algo como 95%, não sendo 100% pois em alguns países os escritores de graffiti não usam somente spray para compor seu material utilizado para fazer o Graffiti.

Street art muitas vezes não precisa ou não tem uma assinatura, existem diversos artistas urbanos que não assinam seus trabalhos mais são facilmente reconhecidos pelo estilo de pintura ou próprio trabalho. Já o Graffiti que em muitos casos é uma assinatura ou para acompanhar seu ato “artístico” ou “vandalismo” tem uma assinatura no caso o “Tag”.

O “graffiti writer” ou escritor de graffiti realiza seu trabalho em espaço público, porém muitos deles não se preocupam como o público absorve sua intervenção, mesmo que o escritor de graffiti carregue uma ideologia, tenha um porque e um conceito, dependendo de como e onde a intervenção foi feita o publico em geral não consegue entender sua mensagem. Não que toda mensagem deva ser entendida, mais perante isso faz com que o Graffiti crie uma audiência diferente do Street Art. A grande maioria dos escritores de graffiti geralmente procuram se auto-expressar, descarregar algo em paredes públicas, falar através das paredes, ser voz na cidade, se impor para outros escritores de graffiti ou até mesmo fazer o mesmo ato de quando o Graffiti surgiu que foi de demarcar um território ou levar o nome de um escritor de graffiti ou grupo “crew” para diferentes lugares da cidade.

O “street artist” ou artista urbano também realiza seu trabalho em espaço público, porém a grande maioria quer que o público entenda seu trabalho, muitos fazem uma declaração obvia ou simples e querem deixar uma mensagem. O Graffiti também costuma deixar uma mensagem porém a grande maioria pode ser apenas entendida por outros escritores de graffiti ou a mensagem não é explicita, simples ou obvia que muitas vezes o sentido ou significado do trabalho é entendido apenas pelo próprio escritor de graffiti que criou. Mas também existem escritores de graffiti que para acompanhar seu “piece”, “personagem” ou “bomb” escrevem mensagens e textos com uma tipografia simples para a compreensão de todos.

O Graffiti e Street Art apesar de serem similares em alguns aspectos possuem um universo diferente. Está frase em inglês define de forma simples o que é Graffiti :

“If a piece is legal it can’t be Graffiti, Even if it’s in the street it would just be writing or art. Graffiti has to be vandalism/illegal. Whether you are an “artist” or a “bomber/writer”

Se um “piece” é feito de forma legal não é Graffiti. Mesmo que seja feito na rua em uma parede ele é apenas escritura ou arte. Graffiti tem que ser ilegal/vandalismo. Independente se você é um “artista” ou a “bomber/escritor”.

Ou seja se a intervenção foi feita perante autorização do proprietário da parede, ela não é um Graffiti ela é uma intervenção usando a linguagem visual ou técnicas do Graffiti, ou pode ser chamada de um mural, intervenção urbana ou até mesmo arte, mais não pode ser considerada um Graffiti segundo os conceitos básicos do Graffiti. Porque não basta apenas pegar alguns sprays pintar uma parede e dizer que fez um Graffiti ou se auto-rotular eu sou “Grafiteiro” termo também usado de forma equivocada o mais correto seria usar o termo “escritor de graffiti”.

Enfim mais Porque “STREET ART BRASIL”?

Porque o Graffiti não nasceu no Brasil e ele tem uma longa historia, ideologia e alguns conceitos básicos a serem seguidos ou no mínimo conhecidos e respeitados.

Existem algumas pessoas que usam os termos “Graffiti” e “Graffiti Art” como se existisse dois tipos de intervenção. Porém não é algo bem aceito perante aos escritores de graffiti que afirmam que o verdadeiro, único e real Graffiti é o Graffiti feito de forma ilegal e não o “Graffiti Art” termo criado por pessoas que pintam murais autorizados com intuito de diferenciar o “Graffiti Ilegal” do “Graffiti autorizado”, como se existissem dois tipos de Graffiti. Bom neste caso não queremos rotular ou afirmar que existe Graffiti e “Graffiti Art” , só falamos sobre a existência do termo e que algumas pessoas usam porém essa discussão é algo que de longa data e algo muito discutido entre as pessoas que fazem Graffiti independente do lugar, isso é algo que gera e gerou muita discussão em todos países do mundo em que há Graffiti.

Nós não acreditamos no termo “Graffiti Art” somente no Graffiti e nosso foco é mostrar um pouco da diferença do Graffiti e Street Art.

O Graffiti e Street Art também se diferenciam bastante pela questão de publico, o Graffiti geralmente tem seu próprio público e seus grupos termo usado no graffiti de “crew”. Muitas vezes existe uma competição e rivalidade entre outras “crew” (grupos). No caso o escritor de graffiti que é mais velho, que tem mais tempo fazendo Graffiti geralmente é mais renomado. E os escritores de graffiti que têm mais intervenções espalhadas pela cidade, por outros estados, países ou em lugares de maior perigo ou de maior visão tem mais respeito também perante outros escritores de graffiti. Diversos escritores de graffiti têm desavenças entre si o que faz com que alguns escritores não pintem com outros escritores de graffiti e o que gera de certa forma uma competição entre indivíduos ou “crew” (grupo) estimulando algo do tipo quem é que tem mais “roles“ pela cidade quem “bomba” os lugares mais inusitados.

O Street Art como é algo mais novo, com pouca historia ou regras, estilos, técnicas, geralmente não tem grupos e existe uma rivalidade menor entre os próprios artistas urbanos. Não está também relacionado com a quantidade mais com a mensagem que cada intervenção carrega. Mas como o Street Art tem uma grande aproximação com o individualismo ela acaba recebendo o lado egocêntrico da arte, onde alguns artistas precisam que seu ego seja alimentado.

Tanto o Graffiti quanto Street Art podem ter sua linguagem visual usadas para ser algo subversivo e protesto quanto para embelezar e deixar uma mensagem para as pessoas que utilizam o espaço publica. Ambas podem expor ódio e amor, questionar e reivindicar, cuidar e estragar.

Street Art por estar mais relacionada ao desenho e imagem tem uma capacidade de cativar as pessoas, como parte de sua experiência do dia-a-dia. Com o Graffiti, por estar mais relacionado com a escrita e as letras o público torna-se parte de algo mais pessoal e subversivo na maioria dos casos.

Ambas têm um ideal diferente, porém um papel importante em nossa sociedade, pois são intervenções indagadoras e muitas vezes fazem perguntas que as autoridades, governo, sistema e sociedade preferem não serem questionadas. Embora os movimentos sejam semelhantes em termos de espaço, Street Art e Graffiti cada um aqui é distinguido pela história, intenção, técnica, função, material e público.

 

 

Deixamos bem claro, não somos donos da verdade essas são apenas nossas opiniões baseadas em vivencias, leituras e experiências sobre o Graffiti e Street Art . Nossa opinião aqui exposta pode ser diferente de outras pessoas. Não queremos generalizar ou criar um estereótipo sobre os dois tipos de intervenção tanto é que durante o texto usamos as palavras, “ a grande maioria”, “geralmente”, “muitas vezes” em nenhum momento afirmamos como um total ou uma verdade absoluta.

Nosso intuito é apenas gerar algum tipo de informação, pois no Brasil não existe plataformas que discutam sobre isso ou mídias, redes sociais, artistas urbanos e escritores de graffiti de “grande nome” que discutam ou divulguem algo que não seja do seu próprio trabalho ou de seu circulo de amigos.

Queremos apenas discutir sobre um conceito e não apenas a estética do Graffiti e Street Art.

 

Escreva-nos sua opinião

O que você acha sobre as diferenças de Graffiti e Street Art?
Ou o que você acha sobre “Graffiti” e “Graffiti Art”?

 

https://www.facebook.com/brazilstreetart
streetartbrasil@gmail.com

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s